Quarta-feira, 30 de Maio de 2007

Acesso às Universidades Espanholas

O que é necessário para que um aluno português se candidate ao Ensino Superior em Espanha?

Uma vez que não efectuaram os seus estudos secundários em Espanha, os alunos devem solicitar ao Ministerio de Educación y Ciéncia uma “equivalência-homologação” do ensino secundário português ao título espanhol correspondente (Título de Bachiller).
Os alunos devem ainda realizar um exame de acesso (Prueba de Selectividad), coordenado pela Universidad Nacional de Educación a Distancia (
U.N.E.D.).

Como se solicita essa homologação?

É necessário apresentar os certificados de habilitações ao Ministerio de Educación y Ciéncia, representado em Portugal pela “Consejería de Educación” da Embaixada de Espanha (em Lisboa: Rua do Salitre, 1; no Porto: Rua de Santa Catarina, 895 – 5º Esq.). Desde 1 de Janeiro de 2003, é aplicada uma taxa pela homologação e convalidação de estudos estrangeiros.
Este procedimento é imprescindível, já que os alunos inscrevem-se e efectuam o exame de acesso de forma condicional enquanto não lhes é concedida a equivalência de estudos pelo Ministério da Educação, Cultura e Desporto espanhol.

De que provas consta esse exame de acesso?

O exame divide-se em duas partes (realiza-se em dois dias consecutivos) e dele constam as seguintes provas:

I Exercício (1º dia de provas)

Tem como objectivo apreciar a formação geral e a maturidade do aluno, e, portanto, está concebido para avaliar destrezas académicas básicas, tais como a compreensão de conceitos, o manejo da linguagem e a capacidade para traduzir, relacionar, analisar e sintetizar.

É pedido aos alunos que efectuem as seguintes provas:

·         Comentário de Texto e Língua Espanhola. Em primeiro lugar, tendo como base um texto escrito, o aluno deve responder a diversas perguntas relacionadas com o mesmo, resumir o seu conteúdo e redigir um comentário crítico de acordo com as instruções que figuram no exame; em segundo lugar, colocar-se-ão ao aluno questões de língua espanhola relacionadas com o referido texto. Os exercícios correspondentes ao comentário de texto e à língua espanhola devem ser respondidos em folhas separadas e as classificações, entre zero e dez valores, também serão separadas.

·         Língua Estrangeira. Tendo por base um texto escrito na língua estrangeira escolhida pelo aluno (português, inglês, francês, alemão, ou italiano), com um máximo de 250 palavras de linguagem comum, não especializada, este deve responder a diversas perguntas relacionadas com o referido texto. As respostas serão efectuadas por escrito e no mesmo idioma que o texto.
Os alunos dispõem de duas horas e meia para efectuar as provas de Língua Espanhola e de Comentário de Texto, e de uma hora para a prova de Língua Estrangeira.

II Exercício (2º dia deprovas)

Para realizar este exercício o aluno deve escolher, ao efectuar a sua inscrição, entre as opções Ciências e Ciências Sociais – Humanidades. Durante o exame, e de acordo com a opção que tenha efectuado, o aluno seleccionará três provas de entre as que se mencionam abaixo.

·         Opção Ciências: Matemática I, Física, Química, Biologia, Geologia e Desenho Técnico;

·         Opção Ciências Sociais e Humanas: Literatura, História do Mundo Contemporâneo, Latim, Grego, História da Arte, Matemática II e Filosofia.

Os alunos dispõem de três horas e meia para efectuar as três provas.

Como se calculam as notas das diferentes provas?

O primeiro exercício é classificado mediante a aplicação da seguinte fórmula:

Nota final do primeiro exercício = 0.222 X1 + 0.443 X2 + 0.335 X3
Donde:
X1 = Nota obtida em "Comentário de Texto"
X2 = Nota obtida em "Língua Espanhola"
X3 = Nota obtida em "Língua Estrangeira"
No segundo exercício, cada uma das provas será classificada de zero a dez valores e a média aritmética resultante das três classificações constitui a nota desse segundo exercício.
Ex. Química = 10
Biologia = 7,5
Desenho Técnico = 8
Nota do segundo exercício = 8,5
A média aritmética da nota dos dois exercícios constituirá a CLASSIFICAÇÃO GLOBAL dos mesmos.

Como se calcula a nota de acesso?

Existem duas possibilidades.

1. Os alunos candidatam-se unicamente com a nota obtida no exame de acesso. Se, por exemplo, um aluno obtém nesse exame a classificação global de 8 valores, é com essa nota que se candidata ao Ensino Superior espanhol.


2. Os alunos candidatam-se com a nota do exame de acesso e com a média do Ensino Secundário. Neste caso, a nota de candidatura será calculada do seguinte modo:

60% = Média do ensino secundário
40% = Nota obtida no exame de acesso

Exemplo:
Um aluno tem uma média do ensino secundário de 8.15 e obtém uma classificação na Prova de Selectividade de 6.97.

(60% x 8.15) + (40% x 6.97) = 7.68

Neste caso, o aluno irá candidatar-se com a classificação global de 7.68.

Para calcular a média do ensino secundário é necessário efectuar uma equivalência do sistema de classificação português para o espanhol. Para efectuarmos esse cálculo, teremos em conta todas as notas finais (nota do terceiro período) de todas as disciplinas excepto Religião e Moral, dos 9º, 10º, 11º e 12º anos. Os resultados dos exames nacionais não entram neste cálculo.
Se, após efectuado o cálculo, o aluno constata que a sua média de ensino secundário é igual ou superior às notas habitualmente exigidas para aceder à universidade e ao curso que pretende, poderá optar por apresentar as suas notas à U.N.E.D., de modo a que elas sejam tidas em conta no cálculo da nota de candidatura. Nesse caso, os certificados de notas deverão ser traduzidos para Espanhol e essa tradução deverá ser reconhecida em Notário.

Todos os alunos podem optar por candidatar-se unicamente com a nota obtida no exame. No entanto, se optarem por apresentar as notas do Ensino Secundário, nas seguintes convocatórias estas notas sempre serão tidas em conta para cálculo da nota de candidatura. Isto é, estes alunos já não poderão candidatar-se apenas com a nota obtida na Prova de Selectividade.

Quando se efectua este exame?

Há duas convocatórias: em Junho e em Setembro. Nos últimos anos, o exame realizou-se no Instituto Espanhol, em Algés.

Posso efectuar o exame na primeira chamada e repeti-lo em Setembro, na segunda chamada?

Sim. Os alunos podem efectuar o exame mais do que uma vez e apresentar, para efeitos de candidatura, a melhor das classificações globais.

Posso candidatar-me no mesmo ano em que termino o Ensino Secundário?

Sim, mas nesse caso, e uma vez que o Ensino Secundário só estará concluído em Julho ou Agosto (após a publicação dos resultados dos exames nacionais), poderá acontecer que o aluno tenha de candidatar-se inicialmente apenas com a nota do exame. Nesta situação, o aluno deverá apresentar na U.N.E.D. o certificado de notas do 12º ano com a máxima urgência, de modo a que o seu processo possa ser concluído e na sua nota de candidatura figure a média do Ensino Secundário, caso tenha optado por essa possibilidade.

Como faço para me candidatar às Universidades?

Após o exame de acesso, os alunos terão de realizar uma pré-inscrição em cada uma das Universidades às quais pretendem candidatar-se.

A quantas Universidades posso candidatar-me?

Os alunos podem candidatar-se a todas as Universidades que pretendam, desde que efectuem uma pré-inscrição em cada uma delas, seguindo os prazos e procedimentos estipulados pela respectiva Universidade.

Há um número especial de vagas só para estrangeiros?

Sim, mas os alunos portugueses não estão incluídos nesse contingente. Estes alunos candidatam-se enquanto cidadãos da União Europeia, tendo, por isso, acesso ao mesmo número de vagas que os alunos espanhóis. O critério de admissão será unicamente o da classificação mais alta.

Posso candidatar-me ao Ensino Superior em Portugal e em Espanha ao mesmo tempo?

Sim. Os processos de candidatura são totalmente independentes.

Como sei qual a nota de candidatura necessária para entrar no curso que quero?

Os alunos tomam por referência a “nota de corte”, isto é, a nota do último aluno que entrou nos mesmos curso e Universidade no ano anterior. Essa nota é meramente indicativa, uma vez que as notas podem sofrer alterações a cada ano. No entanto, para a maioria dos cursos a nota não varia muito de ano para ano.

www.centroespanhol.com

publicado por marisacplima às 12:40

link do post | comentar | favorito
|
55 comentários:
De Magui a 13 de Junho de 2007 às 19:47
ola eu gostaria que alguem me dessem algumas informações do que heid fazer..e como fazer..

pra entrar em medicinna nas universidades espanholas

obgd
pr isso deixo aqui o meu endereço ; magui_mara_@hotmail.com
De tania gomes a 16 de Outubro de 2011 às 21:17
ola magui, eu gostaria de saber se me poderias facultar as informaçoes que te foram dadas de como entrar em medicina na espanha pf vou deixar o meu mail para que me possas responder o mais rapido possivel obrigada :)
philipah311@live.com.pt
De Equipa Acesso a 13 de Março de 2012 às 00:53
Recomendamos visitar este site se pretendem apoio para o acesso às universidades espanholas.
De tatiana a 12 de Setembro de 2007 às 16:29
oi.
eu gostava de ter mais informações sobre o acesso às universidades espanholas e também algum acompanhamento, se possível!
deixo o meu e-mail: tatianamartins25@hotmail.com
agradecia alguma resposta!
bj
De filipa oliveira a 20 de Setembro de 2007 às 21:56
ola...eu queria muito ir estudar criminologia pa espanha...sera que alguem me pode esclarecer algumas duvidas relativamente as pruebas de selectividad????
deixo aqui o meu contacto...
filipa_oliveira896@hotmail.com
De musicalatina a 17 de Outubro de 2007 às 19:01
Eu gostaria de ir estudar para Espanha mas tenho uma serie de duvidas. Se me pudesse tirar algumas duvidas, para isso vou deixar meu email e depois se possível contacte-me. E que não sei se ir, se não, não sei se custara muito. Uma coisa eu sei não fico na ilha da Madeira que é onde vivo.
Desculpe o incómodo, e se poder ajudar o meu email é hectorvinunes@hotmail.com.
De Bia a 15 de Dezembro de 2007 às 12:03
Queria agradecer estas informaçoes, foram muito uteis :) obrigada!
De carla romeiro a 21 de Abril de 2008 às 17:27
Olá Bia

Estou a pensar ir estudar pra Espanha. Podes-me dizer se entraste e como foi o acesso?
Obrigada.
o meu mail: carlosromeirolda@mail.telepac.pt
De diana antunes a 31 de Dezembro de 2007 às 16:14
Gostaria de saber informações sobre a candidatura a medicina e também a ciências farmacêuticas em universidades espaholas.
Deixo o meu e-mail

diana.sofia.antunes@hotmail.com

Obrigado
De Cátia margarida a 17 de Janeiro de 2008 às 15:57
Gostava de saber mais informaçoes sobre o ingresso em universidades de medicina em Espanha; como as vagas e universidades a que posso concorrer.
Deixo o meu mail para que possas responder: catia_m6@hotmail.com
Obrigado ;)
De ines a 29 de Fevereiro de 2008 às 22:11
ola
obrigado pela informação. eu sou mais uma das que luta pelo seu sonho de ir para medicina. No entanto estava a pensar ir para espanha. Se alguem tem algumas informação mais detalhada e dicas sobre universidades agradecia. ines_reis_91@hotmail.com
De joana Carolina a 31 de Março de 2008 às 21:46
oi...precisso muito da vossa ajuda!!!
Poderiam m dizer qual a média para o curso de direito nas universidades espanholas? agradecia mesmo muito o meu mail é
juacarol@hotmail.com
De valter a 28 de Maio de 2008 às 14:25
o meu nome é valter e gostava de trocar impressões com pessoas que tenha-o ido estudar para Espanha ... resposta para : valter_cabrita_@hotmail.com

Comentar post

.posts recentes

. ...

. Escola Secundária Francis...

. ...

. Como surgiu este blog?

. Testes de Orientação Voca...

. Processo ERASMUS

. Processo de Bolonha

. Concurso Nacional de Aces...

. Acesso às Universidades E...

. Entrevistas

. Entrevista a um Profissio...

. Entrevista a um Profissio...

. Entrevista com um Profiss...

. Entrevista com um Profiss...

. Cursos/Universidades

. Ortoprotesia

. Psicologia

. Medicina

. Geologia

. Fisioterapia

. Fitoquímica e Fitofarmaco...

. Técnico De Radiologia

. Terapia Ocupacional

. Técnico de Prótese Dentár...

. Técnico de Análises Clíni...

. Anatomia Patológica, Cito...

. Arqueologia

. Astronomia

. Biólogo

. Técnico de Cardiopneumolo...

. Engenharia do Ambiente

. Enfermagem

. Engenharia Geografica

. Engenheiro Aeronáutico

. Engenheiro Agrónomo

. Engenheiro Biomédico

. Engenharia Civil

. Farmacêutico

. Medicina Dentária

. Medicina Nuclear

. Medicina Veterinária

. Meteorologia

. Neurofisiologia

. Nutricionismo

. Oceanografia

. Optometria e Ciencias da ...

. Química e Bioquímica

. Técnico de Radioterapia

. Técnico de Farmácia

. Terapêutica da fala

.pesquisar

 

.Maio 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
22
25
26
27
28
29
31

.informação de autores

.arquivos

. Maio 2007

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds