Segunda-feira, 21 de Maio de 2007

Medicina Dentária

A actuação dos médicos dentistas consiste no estudo, prevenção, diagnóstico e tratamento das anomalias e doenças dos dentes, boca, maxilares e estruturas anexas. Como a maioria das pessoas recorre apenas aos serviços destes médicos quando tem problemas com os seus dentes, a quase totalidade destes profissionais dedica-se apenas às actividades de diagnóstico e tratamento.

As intervenções destes profissionais são muito diversas: extracção, restauração e tratamento endodôntico de dentes, execução de moldes e colocação de próteses, pôr aparelhos de correcção dentária (aparelhos ortodônticos), remover tártaro, realizar intervenções cirúrgicas (por exemplo, para extrair dentes inclusos), etc.

Tanto na fase de diagnóstico como na de tratamento, estes profissionais podem observar anomalias que se manifestam na região oral, mas que têm origem em doenças de outro foro. Nestes casos, e identificada a doença, os médicos dentistas encaminham o paciente para um médico especialista.

  

Formação e Evolução na Carreira

Ingresso: 12º Ano

Grau: Licenciatura

Duração: 6 anos

 

O curso de Medicina Dentária é constituído por um grupo de cadeiras teóricas e práticas. Os primeiros 3 anos integram, normalmente, cadeiras de anatomia (estudo das partes do corpo), anatomia dentária, fisiologia (estudo do funcionamento do corpo), bioquímica (estudo das reacções químicas da matéria viva) e histologia (estudo microscópico das partes do corpo), entre outras. À medida que o curso prossegue, os estudantes aprendem a examinar, diagnosticar e tratar pacientes, desenvolvendo as suas capacidades práticas. Nos últimos 3 anos, frequentam aulas práticas com pacientes voluntários, ou seja, realizam actividades clínicas sob supervisão de docentes. Estes últimos anos integram, genericamente, disciplinas relacionadas com as diversas patologias da cavidade oral, do ponto de vista da sua prevenção, diagnóstico e tratamento.

Concluídos os estudos, a maioria destes profissionais inicia a sua carreira através do estabelecimento de um consultório individual. Alguns, todavia, começam a trabalhar junto de colegas de profissão mais experientes, em clínicas dentárias, ou prestam os seus serviços com outros médicos e técnicos de saúde, em policlínicas. A obrigatoriedade de comprar uma série de equipamentos essenciais para o exercício da profissão torna o início da carreira destes médicos particularmente difícil.

 

Emprego

A maioria dos médicos dentistas trabalha por conta própria no sector privado, devido ao facto de não lhes ser permitido exercer a actividade na função pública: não existe, por exemplo, nenhuma carreira que permita a estes profissionais estarem integrados nos quadros dos hospitais ou centros de saúde.

Ainda no sector privado, existem algumas possibilidades de emprego oferecidas por grandes empresas ou grupos económicos que, dada a sua dimensão e o grande número de recursos humanos que empregam, criam centros clínicos próprios ou organismos assistenciais para os seus trabalhadores, para os quais recrutam diversos profissionais de saúde, incluindo médicos dentistas. Estas hipóteses de emprego são, contudo, reduzidas, pelo que o mercado de trabalho destes profissionais não apresenta muito mais possibilidades que a prestação de serviços em consultório privado, por conta própria.

  

Condições de Trabalho

Como sucede em qualquer profissão tipicamente liberal, a carga horária é também variável, sendo determinada em função das horas que decidem cumprir - existem médicos dentistas que trabalham apenas durante um período do dia - e do número de pacientes, pois se há dias em que podem trabalhar dez ou doze horas, outros há em que não têm pacientes para atender (sobretudo quando se encontram em início de carreira).

 

Perspectivas

Uma tendência que seguramente continuará a afectar o trabalho destes profissionais é o crescente desenvolvimento tecnológico dos equipamentos utilizados na medicina dentária, quer os de diagnóstico, quer os de tratamento. Estes profissionais terão, por isso, de apostar cada vez mais na sua formação contínua, também com o objectivo de estarem a par dos avanços registados na própria ciência médico-dentária, no que se refere a procedimentos, técnicas e materiais utilizados. Por outro lado, espera-se que venham a desempenhar cada vez mais funções relacionadas com a saúde oral preventiva, à medida que as pessoas vão tendo mais consciência dos cuidados que devem ter com a boca e dentes e procurem o médico dentista mais por razões preventivas e não apenas por motivos de tratamento.

Por outro lado, os médicos dentistas nacionais estão na expectativa de virem a ser criadas oportunidades de trabalho no sector público, cuja possibilidade até agora não existe. Por exemplo, constitui uma expectativa dos médicos dentistas vir a exercer funções para o Estado, em regime de convenção, no âmbito da saúde pública, designadamente desenvolvendo acções de prevenção nas escolas, junto de crianças e jovens.

No entanto, a situação global destes profissionais no mercado de trabalho não é favorável: o número de médicos dentistas tem vindo a crescer de forma muito acentuada, pelo que tenderá a manter-se o quadro concorrencial que actualmente existe, caracterizado por um número excessivo de profissionais a prestar serviços dentários (o subemprego e o desemprego afectam principalmente os médicos dentistas mais jovens).

publicado por marisacplima às 13:05

link do post | comentar | favorito
|
6 comentários:
De Tulipa_negra a 23 de Maio de 2007 às 00:18
muito boa a descriçao e informação dos cursos. mais a mais nesta altura, em que as escolhas se aproximam. estava já há algum tempo com a ideia de medicina dentária...mas está cada vez mais afastada...e dps de ler este post ainda se afastou mais. agr se não entrar em medicina resta a questão med.vet ou ciencias farmaceuticas? Que tal um post acerca de ciencias farmaceuticas? =)
obrigada
De marisacplima a 24 de Maio de 2007 às 10:40
olá bom dia! nos estamos a elaborar este blog no âmbito da disciplina de área projecto, 12º ano turma ct3 . este blog ainda está em construção portanto as informações ainda não estão cá todas. vai acedendo para veres as novas profissões , processo ERASMUS e processo de Bolonha. obrigada pelo comentário.
De Médicos Dentistas a 20 de Agosto de 2010 às 08:58
Gostei muito de ler este texto sobre um tema que me é muito querido.
Luana
De Carina a 12 de Junho de 2011 às 13:06
gostava imenso de entrar em medicina dentaria, e espero conseguir o que eu quero, gostei muito de ler o vosso blog, e gostaria de perguntar uma coisa...
podiam aconcelhar em que universidades é que é mais facil de entrar?? é que ja andei a ver umas e tenho medo que nao ser nada facil de entrar.. beijinhos e obrigada
De Clínica Dentária a 23 de Fevereiro de 2012 às 10:04
É muito bom interessarem-se por esta área. Realmente, por vezes ao tratar da saúde oral descobrem-se outro tipo de doenças, por isso é que cada vez mais as pessoas devem tratar da sua saúde oral não só quando dói mas também consultas preventivas.
De Dentista Lisboa a 28 de Abril de 2015 às 17:13
Os vossos textos são sempre bastante esclarecedores. É mesmo importante estarmos em formação contínua e atualizados seja em qualquer área da medicina.

Comentar post

.posts recentes

. ...

. Escola Secundária Francis...

. ...

. Como surgiu este blog?

. Testes de Orientação Voca...

. Processo ERASMUS

. Processo de Bolonha

. Concurso Nacional de Aces...

. Acesso às Universidades E...

. Entrevistas

. Entrevista a um Profissio...

. Entrevista a um Profissio...

. Entrevista com um Profiss...

. Entrevista com um Profiss...

. Cursos/Universidades

. Ortoprotesia

. Psicologia

. Medicina

. Geologia

. Fisioterapia

. Fitoquímica e Fitofarmaco...

. Técnico De Radiologia

. Terapia Ocupacional

. Técnico de Prótese Dentár...

. Técnico de Análises Clíni...

. Anatomia Patológica, Cito...

. Arqueologia

. Astronomia

. Biólogo

. Técnico de Cardiopneumolo...

. Engenharia do Ambiente

. Enfermagem

. Engenharia Geografica

. Engenheiro Aeronáutico

. Engenheiro Agrónomo

. Engenheiro Biomédico

. Engenharia Civil

. Farmacêutico

. Medicina Dentária

. Medicina Nuclear

. Medicina Veterinária

. Meteorologia

. Neurofisiologia

. Nutricionismo

. Oceanografia

. Optometria e Ciencias da ...

. Química e Bioquímica

. Técnico de Radioterapia

. Técnico de Farmácia

. Terapêutica da fala

.pesquisar

 

.Maio 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
22
25
26
27
28
29
31

.informação de autores

.arquivos

. Maio 2007

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds