Quinta-feira, 24 de Maio de 2007

Biólogo

Emprego

Na área do ensino, podem exercer em escolas do ensino básico, secundário e universidade. Podem também exercer a sua função no sector privado, em laboratórios de análises biológicas e clínicas. Na indústria podem trabalhar em empreses dos ramos agro-alimentar, químico, farmacêutico e de celulose, entre outras numa vertente ligada á produção ou á comercialização e marketing.

Trabalham ainda na área de administração pública local ou central, nomeadamente em autarquias e em institutos e organismos públicos, colaboram empresas públicas, desempenhando funções ligadas à gestão de recursos tecnológicos.

O mercado de trabalho actual dos biólogos ainda é pequeno. No entanto tende a dar sinais de expansão, devido à procura de áreas não tradicionais do ensino e da investigação. Podem também prestar serviços em estud0os de impacto ambiental, análises de água e estudos de biologia e conservação da natureza.

 

Perspectivas

Com o desenvolvimento da biologia e a crescente preocupação com os problemas relacionados com a vida no planeta, é provável que o papel do biólogo se venha a acentuar.

É possível que a tendência seja a expansão da actividade para áreas em que tenha uma intervenção pratica, designadamente da resolução dos problemas relacionados com o ambiente, alimentação, saúde ou energia.

  Dá-se um crescimento mais acentuado deste curso no sector privado.

Os biólogos estudam todas as formas de vida, desde plantas, animais e outros organismos vivos, como o objectivo de alargar e melhorar o conhecimento cientifico e fazer a sua aplicação prática em campos como a industria, medicina, agricultura, silvicultura, pecuária, ambiente ou biologia marítima.

Na análise dos seres vivos têm em conta a origem, estrutura, funções distribuição, evolução, processos de reprodução e relações com o meio. Procedem também à sua categorização e análise nos vários níveis de organização.

Estudam seres vivos no seu meio natural recolhendo, por vezes alguns exemplares para serem observados e analisados em laboratórios. Desenvolvem também em laboratório experiências com microrganismos. Analisam factores relacionados com o meio ambiente. Efectuam experiências para conhecerem a estrutura e funções celulares e também a sua interacção com o meio. Procedem também á cultura de certas plantas e á criação de animais ou microrganismos para a realização de trabalhos científicos.

Podem também desempenhar outras funções conforme a área da sua especialização. Na área da genética estudam por exemplo as mutações. Podem produzir também em laboratório alimentos e animais transgénicos, que tendem cada vez a ter mais valor económico.

Formação e evolução na carreira

Quem quiser enveredar por este curso deve ingressar numa licenciatura na área de biologia.

Relativamente à evolução na carreira, para aqueles que estiverem inseridos na administração pública, esse evolução é determinada pelo o que está previsto na lei para os técnicos superiores. No sector privado, a evolução está condicionada pelas normas e critérios definidos por cada empresa ou pelo sector de actividade em que estão inseridos.

 

Condições de trabalho

É comum estes profissionais usufruírem de uma certa flexibilidade de horário, nomeadamente enquanto docentes universitários ou como investigadores.

Habitualmente os biólogos não estão  sujeitos a situações de perigo para a saúde, contudo podem trabalhar em laboratório com substancias tóxicas ou oranismo0s perigosos. Há alturas em que têm de trabalhar em certas zonas poluídas ou degradadas.

 

Remunerações

Quanto aos docentes do ensino básico e secundário, os valores situam-se entre 887,84 e os 2.795,04 euros.

Para o sector privados as remunerações podem ser muito diversas, variando consoante o contracto individual de trabalho, a politica da remunerações da empresa, ou do que está definido para o sector em que a empresa se enquadra.

publicado por marisacplima às 11:34

link do post | comentar | favorito
|

.posts recentes

. ...

. Escola Secundária Francis...

. ...

. Como surgiu este blog?

. Testes de Orientação Voca...

. Processo ERASMUS

. Processo de Bolonha

. Concurso Nacional de Aces...

. Acesso às Universidades E...

. Entrevistas

. Entrevista a um Profissio...

. Entrevista a um Profissio...

. Entrevista com um Profiss...

. Entrevista com um Profiss...

. Cursos/Universidades

. Ortoprotesia

. Psicologia

. Medicina

. Geologia

. Fisioterapia

. Fitoquímica e Fitofarmaco...

. Técnico De Radiologia

. Terapia Ocupacional

. Técnico de Prótese Dentár...

. Técnico de Análises Clíni...

. Anatomia Patológica, Cito...

. Arqueologia

. Astronomia

. Biólogo

. Técnico de Cardiopneumolo...

. Engenharia do Ambiente

. Enfermagem

. Engenharia Geografica

. Engenheiro Aeronáutico

. Engenheiro Agrónomo

. Engenheiro Biomédico

. Engenharia Civil

. Farmacêutico

. Medicina Dentária

. Medicina Nuclear

. Medicina Veterinária

. Meteorologia

. Neurofisiologia

. Nutricionismo

. Oceanografia

. Optometria e Ciencias da ...

. Química e Bioquímica

. Técnico de Radioterapia

. Técnico de Farmácia

. Terapêutica da fala

.pesquisar

 

.Maio 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
22
25
26
27
28
29
31

.informação de autores

.arquivos

. Maio 2007

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds