Quinta-feira, 24 de Maio de 2007

Geologia

Os geólogos estudam a composição e a evolução da Terra e de outros planetas, realizam trabalhos de prospecção e exploração de certos recursos naturais, participam no estudo dos terrenos destinados a obras de engenharia e efectuam experiências e investigações.

São responsáveis por trabalhos de cartografia geológica, registando em mapas a distribuição dos diferentes tipos de rochas, as estruturas tectónicas (por exemplo, dobras e fracturas nas rochas), os acidentes tectónicos (falhas e fracturas geológicas nas rochas), a inclinação e a espessura das camadas rochosas, a idade dos diferentes afloramentos rochosos, os tipos de fósseis existentes, a topografia, etc. Elaboram, também, cartas (mapas) de risco sísmico, nas quais inventariam, por exemplo, as zonas mais sujeitas a sismos. Identificam, igualmente, as zonas mais sujeitas a fenómenos como cheias e desabamentos de terras.

Estes profissionais realizam tarefas relacionadas com ciências como o vulcanismo, a paleontologia, a mineralogia e a petrologia. Por exemplo, em relação ao vulcanismo estudam a evolução e o desenvolvimento de erupções vulcânicas, tendo em vista, especialmente, a sua previsão e a prevenção e diminuição dos riscos. No que diz respeito à paleontologia, estudam fósseis considerados relevantes para perceber a evolução do planeta Terra, como é o caso dos fósseis dos dinossauros. Nas actividades ligadas à mineralogia, identificam as jazidas (depósitos) de minério, petróleo e gás natural e acompanham as respectivas sondagens de prospecção. Na área da petrologia, ocupam-se do estudo das rochas, procurando saber, por exemplo, quando e como as rochas foram formadas e o que lhes aconteceu desde então, avaliando igualmente o seu interesse como recurso. Além das rochas, também os minerais, como as pedras preciosas, são alvo das suas investigações.

Emprego

As principais entidades empregadoras de geólogos são os ministérios que possuem serviços responsáveis pelo ambiente, recursos geológicos, estradas e engenharia civil, o Ministério da Educação (com destaque para as universidades), as autarquias e as empresas mineiras, petrolíferas, de gás natural, de construção civil, de exploração de pedreiras, de exploração de águas e de geologia. Entre estas organizações, as que se têm destacado na procura de profissionais estão ligadas, principalmente, a actividades relacionadas com a geotecnia e a hidrogeologia. Esta procura verifica-se sobretudo no litoral do continente e com maior incidência nos centros urbanos.

Não obstante a quantidade de entidades empregadoras, o número de geólogos existentes supera a procura. Por outro lado, a actividade por conta própria é limitada, dado o elevado investimento exigido para adquirir os equipamentos necessários à execução de muitas tarefas. Estes factores têm como consequência a derivação para os estabelecimentos do ensino básico e secundário, onde podem leccionar disciplinas como, por exemplo, Ciências Naturais, Geologia e Biologia.

 

Formação e Evolução na Carreira

Ingresso: 12º Ano

Grau: Licenciatura

Estes cursos têm uma componente de matérias básicas, quer da área da geologia, quer das áreas da biologia, da matemática, da química e da física, e uma componente de matérias específicas da área da geologia, como cartografia geológica, jazigos minerais, petrologia sedimentar e hidrogeologia, entre outras.

Hoje em dia, considera-se cada vez mais importante a obtenção de um mestrado para concorrer no mercado de trabalho desta área, havendo várias possibilidades.

Condições de Trabalho

Os geólogos trabalham no campo, em gabinetes e em laboratórios. Nos gabinetes, é habitual estarem rodeados por cartas topográficas, cartas geológicas e relatórios sobre trabalhos de campo, bem como por equipamentos informáticos (computadores e impressoras). Nos laboratórios, o ambiente é próprio de um local onde se realizam análises e ensaios, ou seja, com equipamento tecnologicamente muito sofisticado (por exemplo, aparelhos de espectrometria e microscópios). No campo, as condições de trabalho variam consoante o tipo de actividade desenvolvida. Numa mina, por exemplo, o ambiente caracteriza-se por ser húmido e sem luz natural, enquanto numa pedreira ou em trabalhos de terraplanagem o pó é presença habitual. O trabalho de campo exige, ainda, que estes profissionais se desloquem bastante a pé e num veículo todo-o-terreno.

O ruído elevado (produzido por máquinas) e a exposição a condições meteorológicas adversas (chuva, frio, calor, etc.) são típicos de muitas actividades destes profissionais. Em certos trabalhos existem, inclusive, alguns riscos para a saúde, caso não se respeitem algumas normas de higiene e segurança, tais como a utilização de capacete, máscara e vestuário apropriado.

Por norma, os geólogos cumprem um horário de 35 ou de 40 horas semanais, consoante trabalhem no sector público ou no sector privado, respectivamente. No entanto, estes horários são, por vezes, excedidos, sobretudo quando desenvolvem trabalho de campo.

Perspectivas

Quem tencionar ser geólogo deve considerar que, no futuro, poderá enfrentar algumas dificuldades de ingresso no mercado de trabalho. A tendência será para a diminuição da procura de profissionais na globalidade das áreas de actividade em que os geólogos trabalham. A principal excepção a esta tendência será a área do ambiente e ordenamento do território. A participação em estudos de impacto ambiental realizados por empresas especializadas ou a consultadoria, feita por empresas de geologia a empresas com preocupações ambientais, são exemplos de actividades que poderão criar emprego para os geólogos. As áreas que continuarão a apresentar boas perspectivas de futuro são as relacionadas com a hidrogeologia e a geotecnia.

publicado por marisacplima às 16:26

link do post | comentar | favorito
|

.posts recentes

. ...

. Escola Secundária Francis...

. ...

. Como surgiu este blog?

. Testes de Orientação Voca...

. Processo ERASMUS

. Processo de Bolonha

. Concurso Nacional de Aces...

. Acesso às Universidades E...

. Entrevistas

. Entrevista a um Profissio...

. Entrevista a um Profissio...

. Entrevista com um Profiss...

. Entrevista com um Profiss...

. Cursos/Universidades

. Ortoprotesia

. Psicologia

. Medicina

. Geologia

. Fisioterapia

. Fitoquímica e Fitofarmaco...

. Técnico De Radiologia

. Terapia Ocupacional

. Técnico de Prótese Dentár...

. Técnico de Análises Clíni...

. Anatomia Patológica, Cito...

. Arqueologia

. Astronomia

. Biólogo

. Técnico de Cardiopneumolo...

. Engenharia do Ambiente

. Enfermagem

. Engenharia Geografica

. Engenheiro Aeronáutico

. Engenheiro Agrónomo

. Engenheiro Biomédico

. Engenharia Civil

. Farmacêutico

. Medicina Dentária

. Medicina Nuclear

. Medicina Veterinária

. Meteorologia

. Neurofisiologia

. Nutricionismo

. Oceanografia

. Optometria e Ciencias da ...

. Química e Bioquímica

. Técnico de Radioterapia

. Técnico de Farmácia

. Terapêutica da fala

.pesquisar

 

.Maio 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
22
25
26
27
28
29
31

.informação de autores

.arquivos

. Maio 2007

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds