O técnico de radioterapia desenvolve actividades terapêuticas, essencialmente na área da oncologia, sendo a sua principal actividade a administração de radiações ionizantes sobretudo em doentes com cancro. Estes técnicos registam todos os dados importantes, nomeadamente as doses de radiação aplicadas, parâmetros utilizados, duração do tratamento, desempenho do equipamento, reacções do doente, acompanhamento e a avaliação dos efeitos físicos e psicológicos do tratamento.
Alguns destes técnicos participam também em programas de prevenção, de promoção e de educação para a saúde, maioritariamente no domínio da oncologia.
Formação e Evolução na Carreira
Ingresso: 12º Ano
Grau: Licenciatura
Este curso compreende um modelo bietápico composto por um primeiro ciclo de três anos, que confere o grau de bacharel, a que acresce um segundo ciclo de um ano que permite a obtenção do grau de licenciado. Os cursos em Radioterapia compreendem normalmente aulas teóricas e práticas e períodos de estágio.
Ao longo da carreira, é muito importante que estes profissionais se mantenham actualizados face à permanente evolução científica e à sofisticação tecnológica da sua área profissional, de modo a reflectir-se no aperfeiçoamento de técnicas de tratamentos e na sua aplicabilidade.
Emprego
Os técnicos de radioterapia exercem a sua actividade em:
· Hospitais públicos com unidades de radioterapia;
· Estabelecimentos especializados em doentes oncológicos;
· Centros de saúde;
· Clínicas privadas;
· Empresas de venda de equipamentos relacionados com a actividade de radioterapia;
· Estabelecimentos de ensino superior.
Condições de Trabalho
A actividade do radioterapeuta desenrola-se maioritariamente na sala de tratamentos onde estão localizados os equipamentos de radioterapia. Como esta é uma profissão onde existe risco de exposição excessiva a radiações, estes técnicos são regularmente sujeitos a exames de controlo médico e vêem-se obrigados ao cumprimento rigoroso das regras de segurança e protecção neste domínio, nomeadamente o uso de diversos acessórios de protecção radiológica.
Perspectivas
Esta profissão apresenta boas perspectivas de desenvolvimento, quer porque o sector da saúde se caracteriza por um dinamismo global acentuado, quer porque o cancro é uma das doenças com maior incidência a nível mundial e a procura constante do seu tratamento constitui um forte factor de evolução das profissões mais directamente relacionadas com as doenças oncológicas.
. ...
. Escola Secundária Francis...
. ...
. Testes de Orientação Voca...
. Concurso Nacional de Aces...
. Acesso às Universidades E...
. Entrevista a um Profissio...
. Entrevista a um Profissio...
. Entrevista com um Profiss...
. Entrevista com um Profiss...
. Medicina
. Geologia
. Fitoquímica e Fitofarmaco...
. Técnico de Prótese Dentár...
. Técnico de Análises Clíni...
. Anatomia Patológica, Cito...
. Biólogo
. Técnico de Cardiopneumolo...
. Optometria e Ciencias da ...